top of page

Aquaponia e Sustentabilidade, um Novo Modelo Pedagógico

Foto 2 – Sistema montado após parceria c
Foto 1 -Primeiro sistema criado durante
Foto 3 – Peixes sendo inseridos no siste
Foto 4 – Primeiro plantio de alface no s
Foto 4 – Primeira colheita de alface no

A Escola Estadual Bairro Francisco Castilho situada na cidade de Cravinhos, vem  trabalhando desde sua abertura com temas envolvendo a sustentabilidade e a consciência  ecológica com o meio em que vivemos. Visando ampliar as ações envolvendo o tema, propôs se uma disciplina Eletiva no ano de 2019 envolvendo a Aquaponia, um sistema que consiste na  integração entre plantas e peixes, onde ambos se beneficiam em virtude da recirculação de  água. A disciplina eletiva em questão, que tinha como professor responsável o Edgar Siqueira de  Oliveira apresentou resultados pedagógicos significativos e atraiu a atenção do pesquisador Doutor Fernando André Salles da APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) da  Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, que veio visitar o projeto para ministrar uma  palestra aos alunos. Foi nesse momento que o Professor Edgar propôs a expansão do projeto como um instrumento didático em um projeto de pesquisa com financiamento da CNPQ  (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em parceria com o Doutor  Fernando. 

Após reuniões e envolvimento de professores de todas as áreas do conhecimento da  escola, o projeto foi submetido a CNPQ e aceito, de onde obtemos recursos financeiros que  viabilizaram sua expansão em uma área do estacionamento da escola. 

Assim que a estrutura estava montada, o que ocorreu entre agosto de 2020 e janeiro de  2021, as alunas Hyngrid Sabino e Rafaela Abranches, que atualmente cursam a 2ªsérie do Ensino  Médio, envolveram-se de forma protagonista, idealizando a expansão do projeto para outras  vertentes de iniciação científica, onde serão acompanhadas e orientadas por outros professores  da unidade. 

A ação dessas alunas incentivou a participação e engajamento de demais alunos da  escola, que agora integram a equipe. As estudantes que se propuseram a participar do projeto  foram: Bianca Borella, Maria Eduarda Aparício e Maria Vitória Carvalho, que também terão  professores da unidade escolar como orientadores. 

O objetivo dessas ações é tornar evidente que o sistema da Aquaponia é saudável e  funciona de maneira sustentável na produção de hortaliças, e gera melhoria na aprendizagem  de diversas áreas do conhecimento e consequentemente habilidades essenciais de diversos  componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Geografia,  História, Arte, Química e Física. 

Contudo o projeto de Aquaponia vem desenvolvendo atitudes protagonistas e  ampliando o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos alunos através dos objetivos  propostos. 

Você pode acompanhar mais informações sobre o projeto na nossa rede social  @aquaponia_pei no Instagram.

bottom of page